As traças dos livros, ou thysanuras, são insetos ametábolos (não ocorre grande mudança entre fase jovem e adulta), que habitam preferencialmente ambientes escuros e úmidos e se alimentam de matéria orgânica encontrada em caixa de papelão, papéis, roupas, livros, grãos e frutas secas. Estes insetos alcançam os 10 mm possui coloração acinzentada e três apêndices saindo do abdome na forma de tridente.

As traças das roupas são pequenos insetos, mariposas na verdade, um lepidópteros (como as borboletas). Na fase adulta apresentam uma coloração castanho claro e possui aproximadamente 15 mm. Esses insetos apresentam metamorfose completa e ocasionam problemas em nossas residências em sua fase de larva quando atacam impiedosamente nossas roupas! Sua dieta é composta por lã, linho, algodão, seda, couro, pelos, penas e até tecidos sintéticos. Acabar com traça de parede ou traça doméstica, é um martírio vivido em quase todos os imóveis. Embora não haja registro de doenças associadas à presença dessas espécies, a sensação de descuido com casulos pelas paredes, ou quando levantamos uma caixa que está tomada por traças, não é das mais interessantes.

Não deixe de solicitar uma cobertura adicional na próxima aquisição de uma desinsetização, ou como muito ainda se fala, um “dedetização de traças”. A rede UNIPRAG possui diversos “combos” para que você combata essa e outras espécies com eficiência e segurança, e traga mais conforto a sua casa.


COMO PREVENIR?

– Manter os ambientes sempre limpos, bem arejados e de preferência bem iluminados
– Não manter tapetes e roupas em locais escuros por muito tempo; sacudi-los, aspirá-los e colocá-los ao sol regularmente
– Livros e materiais guardados também devem ser expostos ao sol regularmente
– Estantes e móveis de guarda de objetos com uso esporádico devem receber uma ação de desinsetização regular pelo menos a cada semestre
– Reduzir a umidade relativa dos locais infestados
– Eliminar pontos de infiltração


Lepisma saccharina TRAÇA DOS LIVROS/PAPEL
Os adultos são ápteros e se diferenciam das ninfas apenas pelo tamanho. As fêmeas ovipositam seus ovos (1 a 3 por dia) em frestas ou sob objetos. Os ovos eclodem com cerca de 10 dias, com as formas jovens passando por mudas consecutivas por 2 a 3 meses, até chegarem a idade adulta, quando cessa o crescimento. Os adultos vivem até 3 anos.
Tinea pellionella TRAÇAS DAS ROUPAS
Pseudo traças – Os adultos são pequenas mariposas que tem vida efêmera (4 a 6 dias). As larvas da maioria das espécies transportam seus casulos, produzido com fragmentos do material do qual se alimenta. Alimentam-se preferencialmente de peles, seda, lã, alimentos ricos em queratina, algumas são necrófagas.
Serviços
Contando com técnicas e equipamentos de ponta, a Uniprag oferece a melhor solução para controle, manejo e prevenção contra pragas e higienização de reservatórios do mercado, garantindo efetividade com baixo impacto ambiental.
 

Atendimento em todo o estado da Bahia

Feira de Santana, Itabuna, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Juazeiro