Eles não precisam de assessoria de comunicação para ocupar os telejornais diariamente. Os mosquitos são insetos alados que, dependendo da espécie, podem voar até 2 km em busca de alimentos ou de locais para sua postura. Em virtude dessa característica, a presença de mosquitos adultos num local não necessariamente implica na existência de condições propícias à sua proliferação.

Os pontos críticos a serem inspecionados portanto acabam sendo diferentes para os insetos adultos e suas fases larvares, o que leva você desde já a abandonar a visão simplista e abordada de forma equivocada quando se fala em “dedetização contra dengue”, ou crendices de receitas mágicas para “espantar mosquitos”.

A popularidade vivida pelo Aedes, acabou ofuscando algumas ações que sistematicamente eram realizadas para combater o Culex. Em muitas cidades, sejam metrópoles ou não, um dos sonhos de consumo da população, principalmente a que vive junto a canais e áreas ainda mais sofridas do ponto de vista sanitário, é acabar com o pernilongo ou muriçoca (Culex Quinquefasciatus).


Ciclo biológico resumido:

O tempo de desenvolvimento de ovo a adulto a depender da espécie é, em média, de 10 a 14 dias. As fêmeas adultas podem viver de um a dois meses. Após sugar sangue, necessário à maturação dos seus ovos, a fêmea irá depositar os ovos em alguma coleção de água. Dos ovos eclodem larvas que passam por 4 estágios antes de se tornarem pupas, que em dois dias, se transformam em adultos. Há outras informações relevantes na área dedicada ao controle de mosquitos.

Algumas medidas preventivas já bem difundidas:

– Manter bem tampados caixas d’água, poços, tambores, cisternas e outros depósitos de água.
– Não deixar acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Materiais em desuso… Escová-los com bucha e sabão, pois as fêmeas de Aedes aegypti depositam seus ovos nas paredes do recipiente e o simples esgotamento da água não elimina os ovos dessa espécie.
– Remover a água de calhas e lajes do imóvel.
– Descartar apropriadamente no lixo copos descartáveis, tampas de garrafa, latas e quaisquer outros materiais que possam acumular água.
– Não deixe pneus ao relento. Eles acumulam água e são criadouros preferenciais de mosquitos da dengue.


Controle de Mosquitos
Para prevenir inúmeras doenças, entre as quais destacamos nesse momento a Dengue, Zica e Chikungunya, é preciso fazer o que todos já sabem: combater o principal inimigo da saúde pública. Afora todas as campanhas informativas que a população tem tido acesso para evitar os criadouros…
 

Atendimento em todo o estado da Bahia

Feira de Santana, Itabuna, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Juazeiro